• Foto do escritorPastoral da Comunicação Bom Jesus

Quermesse do Bom Jesus: Um Legado de Fé e Generosidade

A palavra "QUERMESSE" vem do idioma flamengo (Kerkmesse), que significa "missa que comemorava a inauguração de uma igreja". Foi na Holanda que surgiu o hábito de cada paróquia celebrar o aniversário da sua inauguração com barracas, comes e bebes, brincadeiras e leilões de prendas.

As Quermesses motivam a confraternização e o encontro de fiéis que professam a mesma fé, enriquecendo assim a sinodalidade de nossa igreja. Promovem também, por meio de eventos sociais, a comunhão, participação e missão, especialmente no testemunho de que somos todos irmãos, filhos de uma igreja que é mãe e mestra, e que ama todos os seus filhos.

Não obstante as inúmeras dificuldades, sejam financeiras, de saúde ou pessoais para os colaboradores de nossa comunidade, todos se revestem de entusiasmo, ânimo e grande disponibilidade na busca de recursos para a realização da melhor Quermesse a cada novo ano.

Além da festa em si, parte essencial é o serviço eclesial da preparação, que visa oferecer assistência espiritual e formativa aos voluntários. Tudo isso para promover um encontro com Deus, fortalecimento espiritual e um convívio harmonioso entre as pessoas. Esse "Apostolado" de voluntários é parte de um Movimento Eclesial e se dedica com um carisma próprio pelo bem comum da igreja.

Ao longo desses 90 anos de tradição, fomos muito bem amparados por diversas gerações de paroquianos. Famílias dedicaram-se com exclusividade para a realização de todas as edições, oferecendo muito amor, esforço, tempo e dons culinários em cada barraca de nossa grandiosa Quermesse.

Que cada participante se sinta acolhido e abençoado pelo próprio Bom Jesus. E que os mais experientes possam motivar e oferecer ajuda aos que chegam para somar forças conosco.

Viva nossa Paróquia! Viva nossa Quermesse!

Viva nosso Excelso Padroeiro Bom Jesus!

Texto escrito pelo paroquiano Franco Caetano