A PASTORAL DE CATEQUESE DE CRISMA

A Crisma ou Confirmação, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o padre impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz perfeitos cristãos. É uma confirmação do Batismo, e aumenta em nós os dons do Espirito Santo. Crismar significa fazer um acordo com Deus.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Neste sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom. Desta forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo, e o ungido deve difundir a boa essência de Jesus. (cf II Cor 2,15).

É importante ressaltar que as ideias de “modelo catequético” devem levar a um estilo iniciatório de encontro e introdução da pessoa no mistério de Cristo, para que alcance a maturidade da fé e possa dizer, como concluiu o apóstolo Paulo: “Já não sou eu mais que vivo; é Cristo que vive em mim!”.

Em nossa Paróquia, a Catequese de Crisma acompanha estas mudanças, os encontros baseados na catequese catecumenal, com base no RICA (Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos), catecismo da Igreja Católica, documentos da CNBB e sempre amparada pela palavra de Deus. Este novo método busca formar pela ação. São encontros conduzidos com orações, músicas e dinâmicas que permitem que o crismando possa se preparar para receber o sacramento da Crisma e inseri-lo na vida da comunidade e da sociedade.

Convidamos os adolescentes que têm 14 anos ou irão completar até julho deste ano, que venham fazer esta caminhada conosco. Jesus nos chama para sermos seus amigos! Assim como no seu tempo formou um grupo de apóstolos e de discípulos, hoje ele nos chama para que sigamos seu caminho em comunidade.