A PASTORAL DO DÍZIMO

O que é o dízimo?

Dízimo é a devolução a Deus de uma pequena parcela dos nossos bens em forma de ação de graças pelo muito que dele recebemos. É aquela parte reservada e consagrada para a manutenção da religião e dos necessitados. Deus é dono de tudo, por isso, reservar a Ele parte dos bens é uma retribuição justa por tudo que Ele nos tem dado.

Assim diz a Bíblia: “Todos os dízimos da Terra são propriedades do Senhor, são coisas consagradas ao Senhor”.

Ora, se o dízimo pertence ao Senhor, não há porque negar esse tributo a Ele. “Tragam o dízimo completo para o tesouro do templo... Façam a experiência comigo diz o Senhor. Vocês vão ver se não abro os reservatórios do céu, e se não derramo a minha benção de fartura. ”

O dízimo tem três dimensões: religiosa, missionária e social.

A Religiosa é quando você vem para a igreja participar da Santa Missa, percebe que tudo que existe aqui é para o seu próprio bem. Você encontra a igreja com folhetos para acompanhar a missa, vasos de flores enfeitando o ambiente, igreja bem iluminada, limpa e arejada. Tudo isso tem um custo e sai do seu dízimo. Ainda tem os gastos com energia elétrica, água, salários dos funcionários, Casa Paroquial, gastos com a catequese, crisma, batismo. Para atender todas estas necessidades a comunidade necessita da colaboração e do dízimo de todos.

Você acha justo que apenas uns poucos paroquianos sejam dizimistas e mantenham a Igreja?

Na Parte Social, o dízimo mantém o leite da Pastoral da Criança, na Pastoral da Saúde, foram compradas fraldas, andador, muleta, cadeira de banho, cadeira de rodas, etc.

A Parte Missionária do dízimo é destinada à Diocese, à manutenção, à formação de novos sacerdotes e missionários. A comunidade tem que ser missionária.

Com o dízimo assim entendido e praticado, podemos contar com uma igreja sadia, fraterna, missionária e evangelizadora, comprometida e promotora dos necessitados e desamparados.

Seja um dizimista! O dízimo de hoje, constrói a igreja do amanhã!