HISTÓRICO DA COMUNIDADE
NOSSA SENHORA DAS DORES

Do coração zeloso de uma Filha de Santa Madalena de Canossa, surgiu a ideia geradora da Comunidade Nossa Senhora das Dores.

Ela, M. Maria Cuzzolin (in memória), tinha uma visão muito prática da necessidade pastoral do povo.

Ia até a Vila D. Rosa e reunia o povo no Centro Comunitário, catequizava, aproximava as famílias preparando para as Celebrações Eucarísticas semanais.

Aí vieram as dificuldades... o Centro Comunitário foi ampliando, desenvolvia diversas atividades o que dificultava o espaço para à evangelização. O que fazer uma capela? Além do povo da Vila D. Rosa havia também os da Vila São Jorge, Jardim Marabá e Parque Industrial para o qual era urgente uma resposta pastoral. O coração de cada Canossiana, colocou-se em atitude de busca.

De repente, em diálogo com o Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, as Irmãs, o Sr. Bispo Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral (in memória) formulou o pedido, a então Superiora Provincial M. Maria Borgomanero (1977). O sim ecoou ligeiro. Estávamos no final do ano. A partir do início do ano de 1978, as Irmãs colocavam disponível a arquitetônica capela e outros ambientes do Instituto Canossiano para servir os católicos dos bairros circunvizinhos. Uma religiosa Ir. Gina Zucchello (in memória) recebeu a provisão para coordenar a nova comunidade, num relacionamento jurídico-pastoral com o Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Em pouco tempo se organizavam os serviços pastorais: saúde, catequese de iniciação cristã, catequese para pais e padrinhos, grupo de jovens, atendimento aos pobres, etc. Celebração dos Sacramentos do Batismo, penitência, matrimônio e eucaristia.

Os leigos foram preparados para os diferentes ministérios. Constituiu-se o Conselho Comunitário Pastoral e administrativo tendo uma Irmã como coordenadora.

Comunidade Nossa Senhora das Dores