MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSTATT

O Movimento nasceu em 1914, em plena Guerra Mundial, com a proposta da formação de um novo homem para uma nova sociedade.

O núcleo da fundação de Schoenstatt e a essência de seu carisma é a “Aliança de Amor” com Maria, a Mãe do Senhor.

O movimento está organizado em diversas Comunidades que abrangem: famílias, mulheres, homens, jovens, adolescentes e crianças, todas com o mesmo propósito de evangelizar por Cristo, com Maria.

Um apostolado Mariano, eclesial e popular

A campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é um apostolado Mariano, inspirado na atitude de Maria que foi ao encontro de sua prima Isabel. É como se Nossa Senhora quisesse sair do seu Santuário, caminhar pelas estradas do mundo e visitar seus filhos. O Padre José Kentenich, com um grupo de jovens seminaristas, convidou a Mãe de Deus, no dia 18 de outubro de 1914, a estabelecer-se na Capelinha, selando com ela uma Aliança de Amor. Assim, podemos constatar que a fundação do Santuário de Schoenstatt realizou-se por uma aliança entre a Mãe de Deus e o Padre José Kentenich.

Em 10 de setembro de 1950, a Irmã M. Terezinha Gobbo entregou ao Diácono João Luiz Pozzobon, uma imagem da Mãe Rainha, com as palavras: “Esta imagem ficará sob seu cuidado”. Com isso, iniciou-se o Movimento da Mãe Peregrina no Brasil.

Em Araras o movimento se iniciou em novembro de 1988 com Luiza Poncio, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Cândida. No momento temos 460 capelinhas que percorrem várias casas e famílias na cidade toda. Há também capelas que percorrem o comércio, asilos, casas de repouso, etc.

Em nossa paróquia, o movimento iniciou-se em fevereiro de 1991. No momento, estamos com 36 capelinhas entre a Matriz Senhor Bom Jesus e a Comunidade Nossa Senhora das Dores.

Todo segundo sábado de cada mês temos uma Missa dedicada a todas as famílias que recebem a capelinha em casa, e nos dias 18 de cada mês, tem o Terço Meditado às 15 horas.