APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica e é constituído por uma união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela Oração e pelo testemunho. É, portanto, um serviço dedicado à Igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Os membros do Apostolado encontram na Oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial à Nossa Senhora, na oração diária do terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O Apostolado da Oração está sempre em sintonia com o Papa.

Podem participar deste Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se inicialmente como associados, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a zeladores. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao Diretor Espiritual.

O Papa João Paulo II assim se expressou: “O testemunho do Coração do Papa e do Coração de Cristo é o Apostolado da Oração”.

O AO está intimamente ligado à Ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa Ordem na França, onde estudantes de Filosofia e Teologia estavam ansiosos para criar algum apostolado. Seu Orientador lhes fez ver que, enquanto eram estudantes, não tinham condições para fazer pregações e outros trabalhos de Apostolado diretamente. O que poderiam fazer, era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo Padre Orientador Espiritual publicou um livro intitulado “O Apostolado da Oração”. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do Superior Geral da Ordem dos Jesuíta e o próprio Papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom Teólogo, Padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao AO, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do AO. Passou a ser publicado em várias línguas, e a Associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do Papa.

A sede da Associação localiza-se em Roma e o Superior Geral dos Jesuítas é também o Superior Geral do AO. Ele os dirige por intermédio de um Delegado e um Secretário Geral.

A ideia central, da qual nasceu o AO, é esta: todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da Comunidade de Fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como Apóstolos e Missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação oferecida com Cristo, em Cristo, para a Glória de Deus e a salvação do próximo.

O AO no Brasil

O AO no Brasil começou em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto, houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888, havia cerca de trezentos centros do AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão deste Apostolado, houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o AO continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.

Objetivo fundamental: Amar e servir, colaborando na realização do plano de Deus. Entrar na intimidade mais profunda do AO. Orientar o AO dentro da realidade e diretrizes da Igreja.