A PASTORAL DO BATISMO

Vamos falar sobre o Sacramento do Batismo

O plano de Deus para a criação do homem teve início muito antes. Foi necessário criar antes o Universo com seus sistemas solares, as galáxias, as estrelas, o sol, os planetas dentre eles o nosso Planeta Terra. Com seus rios, oceanos, florestas e tudo que nela existe tudo em perfeita harmonia.

Somente após verificar que tudo estava em ordem e que tudo era muito bom, disse Deus: “Façamos o homem, segundo nossa imagem e semelhança”, e assim se fez, homem e mulher. Deus criou dando-lhes todos os dons necessários para uma vida feliz: a liberdade, a inteligência para o discernimento de cuidar da obra da criação, com carinho, e dominar todos os sobreviventes que nela existe.

O homem foi criado para ser santo, porque seu criador é Santo. Infelizmente o homem teve uma queda e, assim, aconteceu o rompimento com o Criador; o pecado entrou na vida do ser humano. Desde então, teve início o sofrimento. Deus Pai não o abandonou e prometeu enviar um Salvador para restaurar sua obra. Enviou os profetas para preparar a humanidade.

Quando chegou o tempo certo, Ele enviou seu Filho com a missão de salvar a humanidade. Tendo escolhido uma mãe, cujo nome era Maria, o Verbo se fez carne e habitou entre nós e seu nome é Jesus. Quando completou trinta anos, saiu em missão.

Como primeiro compromisso, quis ser batizado. Na época, havia um homem enviado por Deus para preparar o caminho que Jesus deveria percorrer. E ele, que era João Batista, foi quem batizou Jesus nas águas do Rio Jordão.

Depois de ser batizado, foi para o deserto, e por quarenta dias fez penitência. Tendo iniciado sua missão, tratou de escolher pessoas para ser seus colaboradores, a quem os chamou “apóstolos”. Durante três anos, ensinou a humanidade com palavras e testemunhos.

Para a remissão de nossos pecados e alcançar a salvação, devemos praticar o amor, porque Deus é Amor.

Instituiu a Igreja como continuadora de suas obras, capacitou os discípulos para a missão. Com sua morte e ressurreição, abriu para nós as portas do Céu. Antes de voltar para junto do Pai, na sua despedida, disse a seus discípulos: “Todo o poder me foi dado no céu e na Terra. Assim como o Pai me enviou, agora eu vos envio para a missão. Ide por todos os povos, pregai o Evangelho a todas as criaturas, ensinando-as a observar tudo o que vos ensinei. Fazei que todos sejam meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

Quem crer e for batizado será salvo. O Sacramento do Batismo é necessário, sem ele não há salvação. Deve ser uma opção espontânea. No caso de Batismo de crianças, quem deve ser evangelizados são os pais. É deles a escolha, pois os filhos são um dom de Deus, conferido aos pais. São eles quem escolhem o nome, quem ensinam os primeiros passos, quem cuidam da saúde, da higiene, alimentação e educação dos filhos.

Além dos pais, a Igreja exige que os padrinhos, escolhidos pelos pais, tenham a mesma informação e formação. O Batismo é um novo nascimento para a família de Deus. Nele não só recebemos o perdão dos pecados como também o Espírito Santo, tornando-nos novos discípulos evangelizadores.