SERVIÇO & VOCAÇÃO

A Paróquia Bom Jesus desenvolve seus trabalhos na área da evangelização, social e administrativa através das pastorais, movimentos e conselhos.

Atualmente, é constituído pelas comunidades:

Matriz Senhor Bom Jesus e Comunidade Nossa Senhora das Dores.

A ORGANIZAÇÃO DE NOSSA FAMÍLIA

A paróquia é organizada através de Conselhos que ajudam o pároco na elaboração, planejamento e execução das diversas atividades. Assim, temos o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) que cuida da ação pastoral na vida da comunidade; o Conselho de Assuntos Econômicos (CAE) tem a responsabilidade de administrar o dinheiro da comunidade, as obras etc; a Comissão de Eventos tem a tarefa de realizar promoções e nas duas comunidades temos uma comissão que cuida de uma maneira geral da vida pastoral e administrativa específica de cada comunidade.

A comunidade tem a preocupação de evangelizar as pessoas educando-as na fé e no conhecimento da doutrina, tradição e magistério da Igreja. Este trabalho de educação na fé é realizado através da pastoral catequética que engloba a Pastoral do Batismo, catequizando pais e padrinhos; Pastoral da Crisma, catequizando adolescentes e jovens;

Pastoral Familiar-Setor Pré Matrimonial, catequizando os noivos e a Catequese com Adultos em preparação aos sacramentos de iniciação cristã ou formação permanente.

A Pastoral Litúrgica, Canto, Coroinhas e Acolhida cuidam da preparação e execução das celebrações litúrgicas. Os Ministros Leigos além de auxiliarem o pároco nas celebrações litúrgicas, distribuem a comunhão aos doentes em suas casas, assistem às exéquias.

A comunidade também desenvolve trabalhos na área social através da Pastoral da Saúde que acompanha e assiste aos enfermos em suas casas e hospitais; Pastoral da Criança que cuida das crianças desnutridas com a pesagem mensal e distribuição das sacolinhas, acompanha gestantes, realiza campanhas, sobretudo a do leite para atender as necessidades das famílias carentes; a Conferência Vicentina tem a tarefa de arrecadar alimentos, cadastrar e assistir às famílias necessitadas; Alcólicos Anônimos cuidam de dependentes do álcool e seus familiares; o Centro da Mulher conta com a colaboração de psicólogos no atendimento de pessoas necessitadas deste acompanhamento.

A Pastoral da Juventude é formada por um grupo de jovens que se reúnem para refletir sua realidade, os problemas que encontram no mundo de hoje e alguns deles atuam em outras pastorais existentes.

No campo da missão, temos a Infância Missionária, um grupo de crianças que evangelizam outras crianças e realiza trabalhos em favor das crianças carentes.

Na área administrativa, possuímos a Pastoral do Dízimo cuja essência do trabalho é conscientizar o cristão a desenvolver a devolver uma parte para Deus daquilo que Ele oferece e da responsabilidade que todos têm que ter com a comunidade. Dentro desta Pastoral, temos a equipe do Dízimo Mirim formada por crianças acompanhadas pelas catequistas que realizam um trabalho de conscientização na participação e colaboração das crianças da catequese infantil.

A Pastoral da Comunicação, procurar evangelizar as pessoas, formá-las e informá-las através dos meios de comunicação que possuímos: o Jornal Comunidade Viva, a Biblioteca São José, o arquivo de foto, as redes sociais e este site na web.

Os Movimentos presentes em nossa Comunidade Paroquial são: Mãe-Rainha, Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo, cada qual com a sua característica própria, mas todos empenhados em evangelizar pessoas, famílias e divulgar a devoção presente em cada um deles.

As Irmãs Canossianas estão presentes em nossa Paróquia e atuam em diversas pastorais auxiliando-nos e acompanhando os nosso trabalhos pastorais e sociais.